Descubra como a diversidade do time pode impulsionar a empresa

Você sabe o quanto a diversidade na empresa é algo importante? Nos últimos tempos, o assunto vem ganhando cada vez mais destaque, tanto por motivos de inclusão quanto pelos benefícios que ele gera para as organizações.

Esse conceito está ligado à pluralidade e à multiplicidade. Nesse sentido, a diversidade está presente de diferentes formas em nossa vida, por meio de grupos sociais, gênero, cultura, crenças e outras características. O problema é que, ainda hoje, muitas vezes, ela não é bem-aceita e acaba até se tornando alvo de preconceitos e discriminação.

No meio corporativo, isso não é diferente. No entanto, as empresas vêm procurando corrigir esses erros para se tornarem cada vez mais inclusivas, percebendo o quanto isso é positivo para o seu próprio crescimento e rendimento. Quer saber mais sobre a diversidade nos times de funcionários? Então, é só continuar a leitura!

Como a diversidade favorece e contribui para a empresa?

Conforme vimos há pouco, esse conceito é bastante amplo. A seguir, vamos conhecer alguns dos benefícios da diversidade no desenvolvimento dos times e na empresa. Eles também são bastante abrangentes, não só para as pessoas, como também para a organização.

Nos próximos tópicos, vamos direcionar nosso foco para como a diversidade pode impulsionar a corporação, citando alguns de seus principais impactos. Confira!

Ajuda a criar uma empresa mais aberta e inovadora

Quando uma empresa se abre para a diversidade, ela está se abrindo também para novas ideias. Isso porque cada funcionário poderá trazer um pouco de suas perspectivas, cultura e experiências de vida. Quanto mais diversificados forem esses fatores, mais amplo será o alcance da visão organizacional.

Como resultado, a diversidade ajuda a desconstruir padrões engessados. Afinal, ela nos apresenta novas realidades e possibilidades. Assim, sua empresa aumentará as chances de inovar e, ainda, se destacar no mercado.

Contribui para construir um ambiente mais sustentável

Com frequência, as ações das empresas geram impactos negativos ao meio ambiente ou a algumas comunidades. Por esse motivo, é tão importante que as organizações se preocupem cada dia mais com a sustentabilidade e procurem rever seu modo de funcionar.

Interagir e incluir a diversidade também significa acolher e escutar as pessoas das áreas afetadas. Quando isso é feito, o ambiente, as pessoas e até a própria empresa saem ganhando. Trata-se, inclusive, de um investimento em longo prazo. Não por acaso, pensar na sustentabilidade também é pensar em um futuro com qualidade de vida.

Ajuda a entender os clientes

Mesmo que a empresa tenha um público-alvo, sabemos que seus clientes ou usuários são pessoas e grupos com características bastante variadas, certo? E, quando a organização também reflete internamente essa diversidade, torna-se muito mais fácil compreender as diferenças que existem externamente.

Uma empresa mais aberta tem maiores chances de entender o mundo dos seus clientes, conhecendo suas necessidades e até facilitando a comunicação estabelecida com eles. Trata-se de mais uma maneira pela qual a diversidade contribui para o avanço da corporação.

Permite gerar novas receitas

Assim como a diversidade abre portas para novas ideias, ela também pode trazer novos recursos e receitas. A lógica é a mesma: se abrir para o diferente amplia as perspectivas e os resultados.

Além do mais, organizações que atraem e retêm talentos de características diversificadas se mantêm mais competitivas no mercado em relação à concorrência. Ou seja, para além dos benefícios diretos da variedade de opiniões, grupos, histórias, contextos e características, existem as vantagens que surgem como consequência no meio corporativo.

Como identificar a diversidade e implementá-la na empresa?

Para identificar a inclusão da diversidade em uma empresa, é necessário realizar um diagnóstico para levantar seus dados. Busque conhecer mais a fundo, por exemplo, a composição das equipes de funcionários e verifique também se alguém ou algum grupo é alvo de preconceitos, desconsideração ou discriminação.

Não basta apenas ter um discurso inclusivo ou contratar as pessoas se você deixá-las de lado, ou tratá-las com diferença na organização. Infelizmente, essa ainda é uma situação recorrente no mundo corporativo, e é preciso revertê-la.

Para a empresa construir uma verdadeira postura de abertura e receptividade à diversidade, é necessário tomar algumas ações e realmente colocar a inclusão em prática. Assim, caso sua organização ainda não tenha um perfil inclusivo, é importante dar início a esse processo. Para isso, existem algumas atitudes que podem ser tomadas. Veja nossos exemplos a seguir.

Prepare a liderança para receber e engajar a diversidade

É importante que os líderes, tanto da empresa no geral quanto dos seus setores, estejam cientes da importância de se engajar em relação à diversidade, para darem apoio nesse processo. Eles poderão ajudar os funcionários a compreenderem o valor desse fator ou contribuir para a integração dos colaboradores.

Essa preparação da liderança é feita aos poucos, até atingir um perfil transformador. O importante é ir buscando meios para fazer essa conscientização junto aos executivos.

Entenda que a inclusão leva tempo e precisa de investimento

Não basta apenas decidir tornar a empresa mais aberta para a diversidade. A verdadeira inclusão leva tempo e demanda atenção e investimento. Afinal, é preciso conhecer a situação da empresa, preparar líderes e setores como os Recursos Humanos, e traçar planos de ação, entre outros esforços.

Tenha paciência e dedique-se verdadeiramente a esse objetivo, pois é isso o que tornará a inclusão da diversidade mais completa.

Crie incentivos alinhados com o propósito da empresa

A empresa pode incentivar a diversidade por muitos meios, que vão desde a abertura para falar sobre o assunto até a criação de espaços para as pessoas se manifestarem ou interagirem, entre outras ideias, que podem variar de acordo com o fit cultural.

Não deixe o tema se limitar somente ao discurso da empresa: traga-o para a prática. Além disso, vale lembrar que ninguém deve ser excluído. Mesmo que o foco, em determinado momento, esteja na inclusão de um certo grupo, os demais colaboradores não devem ser deixados de lado. Todos devem sempre ser tratados com igualdade.

Com o tempo, todo esse processo se tornará natural, ao mesmo tempo em que os benefícios, como a redução do turnover e seus impactos, começarão a aparecer. Esperamos ter ajudado a compreender a importância da diversidade na empresa!

Gostou deste texto? Não deixe de assinar nossa newsletter para receber todos os nossos conteúdos e ficar por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This