Qual a relação entre o executive search e o seu RH?

Gerenciar pessoas é uma das tarefas mais difíceis em uma organização e, por isso mesmo, contratações de sucesso são decisivas para a alta performance de qualquer negócio. Porém, encontrar profissionais capacitados, que sejam capazes de aderir ao perfil cultural de uma empresa, é uma função bem complexa. Para ajudar os CEOs das empresas nessa missão, a parceria de uma empresa de executive search e RH é fundamental.

Afinal, procurar os melhores executivos e descobrir aqueles que serão capazes de gerar resultados para a organização é algo que deve ser feito com extrema dedicação e precisão. Nesse sentido, a ajuda de uma consultoria faz toda a diferença.

Neste post, vamos mostrar para você qual a relação entre executive search com o seu RH. Acompanhe!

Mas, por que contratar uma consultoria de executive search se eu tenho um RH na empresa?

Buscar a pessoa certa para o lugar certo é um processo que toma tempo, principalmente para posições de grande senioridade e impacto. Nem sempre a área de RH dispõe desse tempo necessário para realizar uma contratação executiva, já que os melhores candidatos não estão buscando novos desafios. Eles precisam ser encontrados e esse é um dos principais pilares da atividade de executive search. A melhor hora para uma transição é quando o profissional se encontra realizado na atual posição e terá um julgamento muito mais criterioso e racional para assumir um novo desafio. Não há pressão e cobrança de curto prazo do executivo querer se livrar de um ambiente que não o estimule mais. As empresas de executive search terão os recursos para o convencimento de que a mudança será benéfica, além de ferramentas que mitigarão o risco de que a contratação seja um fiasco.

Em se tratando de uma substituição altamente confidencial, a empresa precisa mandatar uma consultoria para não expor o nome da companhia e evitar possíveis situações desagradáveis sondando diretamente eventuais concorrentes dependendo da posição.

Veja a seguir como o trabalho do executive search pode ser construído junto com o seu RH!

Como buscar pelo melhor perfil profissional de executivo?

Para o êxito das contratações, é necessário trabalhar com parâmetros cruciais, e o executive search trabalha com três. São eles:

1. Job description

Esse é um fator que assegura para a organização contratante o conhecimento e a mensuração das qualificações técnicas e pessoais que o profissional deve ter.

2. Cultura e valores da empresa

Esse parâmetro revela o tipo de ambiente e princípios empresariais pregados para os colaboradores que já fazem parte da organização, fatores muito importantes para que o profissional tenha o conhecimento de que tem ou não fit cultural para atuar ali.

Isso porque, embora trabalhem com os mesmos serviços, empresas do mesmo segmento de atuação podem ter valores e cultura distintos, o que pode ser um dificultador para a adaptação do novo profissional.

3. Perfil e estilo do gestor

Esse fator tem como base a compreensão do perfil e do estilo de liderança do candidato a ser contratado. É necessário fazer a busca por perfis que sejam complementares na relação entre líder e liderados. Isso é fundamental para que a relação seja produtiva e, estrategicamente, assegure os resultados para a organização.

Ao final do processo, é importante que a empresa e o executivo estejam alinhados com relação à estratégia, principais desafios da organização, visão de futuro e diretrizes de reconhecimento e recompensa.

Quais os benefícios de contar com esses serviços?

Veja a seguir os 5 benefícios de contratar os serviços de executive search e RH!

1. Imparcialidade

A avaliação das consultorias é isenta de opiniões pessoais e a questões de disputas internas nas empresas, garantindo com isso uma maior objetividade e imparcialidade ao processo de seleção.

2. Maior expertise

As consultorias trabalham com profissionais altamente especializados, e com uma grande vivência em processos seletivos envolvendo executivos. Assim, são capazes de reconhecer o profissional ideal dentro de um mercado específico, o que torna mais fácil o contato com perfis que estejam alinhados com os requisitos desejados pela organização contratante.

Além disso, as consultorias de executive search aplicam processos e metodologias rigorosos na busca por um profissional, o que torna possível uma análise criteriosa e com grande índice de acerto.

3. Confidencialidade

A confidencialidade é uma das questões que mais preocupam as empresas na hora de buscar profissionais executivos, pois, muitas vezes, o cargo será para uma substituição. Uma consultoria especialista em executive search é a melhor opção para manter a confidencialidade das empresas para perfis seniores.

4. Chegar aonde sua empresa não chega

É uma tarefa árdua convidar de forma direta um profissional que está no concorrente para uma seleção e ainda manter o nome da empresa contratante em sigilo.

Uma consultoria especializada consegue transitar com mais facilidade nesse meio e com menos restrições, ao entrar em contato com potenciais candidatos. Assim, consultorias de executive search podem chegar a candidatos que a empresa não conseguiria.

5. Agilidade no processo de seleção

Do ponto de vista do custo de oportunidade, consultorias de executive search têm um excelente custo-benefício para as organizações. Isso porque tira do RH da empresa o trabalho de contato, identificação dos interessados, avaliação, verificação de referências e outros processos mais operacionais.

Assim, as consultorias tornam mais rápidos os processos de seleção de executivos, pois colocam à disposição do cliente os executivos que cumprem os requisitos da posição.

Portanto, podemos entender que uma consultoria de executive search oferece para as empresas contratantes uma visão mais ampla sobre os mercados de executivos, além de ter uma postura especializada, transparente, idônea e responsável.

Além disso, a parceria entre uma consultoria de executive search e RH da empresa faz com que as organizações se desenvolvam com a ajuda de pessoas mais estratégicas. Afinal, ao tirar do RH a missão de encontrar os executivos mais experientes, os profissionais do setor podem se dedicar ao desenvolvimento das pessoas que já fazem parte da empresa e, com isso, elas estarão muito mais capacitadas para exercer a atividade-fim da organização.

Se você gostou deste post sobre qual a relação entre o executive search e RH, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This