Líder transformador: como identificar perfil de transformação?

Atrair e selecionar os melhores executivos garante para as empresas importantes diferenciais competitivos e, nesse cenário, a contratação de um líder transformador é o primeiro passo para a construção de negócios mais sólidos.

Esse profissional tem um perfil altamente qualificado, pois, além de zelar pelo cumprimento de suas atividades no cotidiano, traz consigo competências que o colocam à frente dos demais. Além disso, sabe conquistar a mente e o coração das pessoas, trazendo resultados efetivos para a empresa e ainda proporcionando mudanças por onde passa.

Para a organização, esse sentimento de pertencimento é essencial para o engajamento da equipe. Isso porque cada funcionário possui uma força importantíssima para o desenvolvimento dos resultados, e o líder transformador, por meio da empatia, tem condições de perceber os anseios da equipe e identificar as competências necessárias para o aprimoramento da equipe.

Quer saber como identificar o perfil do líder transformador? Então, continue a leitura!

O que é um perfil transformador?

Um líder transformador acumula características que tornam sua liderança especial. Ele tem capacidade de se adaptar bem a diversas situações, tem a sensibilidade de saber quando agir, assim como quando recuar, inspira o engajamento do time, possui um autoconhecimento elevado, além da capacidade de ouvir e se colocar no lugar do outro, de estimular a cooperação e estabelecer laços de confiança.

Além disso, o líder transformador é capaz de incentivar o respeito às diferenças e está continuamente em crescimento. Nesse cenário, ele é capaz de criar um ambiente de confiança, no qual os profissionais sentem-se acolhidos, criando, assim, um ciclo de respeito e confiança.

Como saber se o executivo tem perfil de transformação?

O conceito de liderança evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente, o líder tem assumido significados cada vez mais sofisticados e amplos, sendo necessário identificar no perfil do líder, além das competências técnicas, muitas competências emocionais.

E essa evolução com relação ao perfil de liderança é constante, e ocorre até em consequência das alterações no conceito de estratégia, para atender às necessidades de mercados cada vez mais complexos, exigentes e competitivos.

Assim, o perfil do líder transformador completa o sentimento de transformação de si e dos outros. O interesse dele não é o de apenas ser um líder, mas sim de se transformar em um ser humano melhor, e também ajudar os outros nessa missão. Por isso, ele lidera.

No recrutamento e seleção, é possível propor atividades em grupo para identificar o perfil do líder transformador. Você verá que ele é inspirador, já que ouve todos os pontos de vista, é capaz de desenvolver a cooperação e atua como um agente de transformação dentro da organização, por meio da criação de um exemplo de como iniciar e programar desafios.

Esse profissional tem influência, incentiva a inovação, estimula intelectualmente e criativamente a equipe e, além disso, é respeitado por todos. Seu comando é reconhecido também por ser comprometido com a visão empresarial, por motivar e ser incentivador do espírito de equipe para atingir as metas de negócio.

Como acontece com qualquer líder, seus pontos fortes e fraquezas são evidentes. O que se destaca no perfil de líder transformador é que ele efetivamente influencia as pessoas em todos os níveis, e enfatiza seus valores e necessidades.

No entanto, a empresa necessita ser zelosa para não encarar a liderança somente como um traço inerente da personalidade do indivíduo, em detrimento de um comportamento que pode ser desenvolvido.

Como identificar um perfil transformador?

É questionador

O líder transformador não se acomoda e questiona até a si mesmo. Quanto mais é enfatizado um aspecto, mais o outro se torna incerto, e a relação precisa entre os dois é dada pelo princípio da incerteza, cultivado pelo perfil do líder transformador.

Senso de respeito

É capaz de lidar com a tensão do dia a dia, mantendo o potencial enérgico da liderança, mas sem que, para isso, seja agressivo ou ultrapasse o limite do outro.

O líder transformador, por meio do respeito, é capaz de unir grupos, mostrando que são diferentes uns dos outros e que cada um tem sua função.

Além disso, confia em si para caminhar em ambientes incertos. É capaz de descansar em face da ambiguidade, de mudanças imprevisíveis e do desconhecido, sem exigir de forma autoritária uma resposta ou resolução imediata.

Olhar focado na transformação

Como já vimos, o líder transformador é capaz de desenvolver-se ou criar o ambiente para o autodesenvolvimento, não só de si, mas dos integrantes de sua equipe. Para isso, possui domínios cognitivos, intrapessoais e interpessoais, bem como de outras áreas.

Qual a importância do perfil transformador?

Empresas são feitas por gente, e ter uma liderança capaz de integrar pessoas, desenvolvê-las a favor da organização e, ainda, criar diferenciais competitivos é essencial para o sucesso de qualquer organização.

O perfil transformador ainda traz consigo uma ampla visão de futuro, que reflete esperanças, aspirações e o desejo de realizar algo especial para si e para a empresa na qual trabalha.

O líder transformador busca dentro de si o significado mais profundo que o trabalho tem e, com essa visão, ele contagia as pessoas ao seu redor, desafiando-as a construir resultados diferenciados.

No entanto, as estratégias só têm chance de conquistar valor quando as pessoas da organização investem nelas energia e estão comprometidas com a sua execução, e isso só é possível com coerência entre pensamentos e atitudes.

O perfil de líder transformador é construído com credibilidade, por meio de altos padrões de desempenho, que são determinados, por sua vez, com base na competitividade de uma organização.

Nesse cenário, o ambiente de confiança se amplia quando os desafios são claros e quando a organização é capaz de oferecer condições que impulsionem seu enfrentamento.

Um líder que não cultive o pensamento crítico e seja flexível é indispensável para o crescimento organizacional. Dessa forma, é esperado do líder transformador que contribua para um ambiente saudável, proporcionando para as pessoas condições de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Se você gostou deste post sobre o líder transformador e como identificar o perfil de transformação, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This