Mentoria para Executivos: qual é a sua importância e como realizar?

Em mercados cada vez mais competitivos, ter diferenciais é essencial para o crescimento e o amadurecimento de qualquer negócio. Nesse sentido, as pessoas que fazem parte da organização desempenham um papel fundamental na performance empresarial, em especial, os líderes. Desenvolvê-los é, portanto, uma necessidade constante, e a mentoria para executivos é uma importante aliada nessa missão.

Neste post, separamos tudo o que você precisa saber sobre mentoria para executivos e sobre como implantá-la na sua empresa. Acompanhe!

O que é mentoria para executivos e como funciona?

Para que os executivos estejam preparados para ajudar no desenvolvimento do time e da empresa, e também das pessoas que fazem parte dela, é importante dialogar com outros líderes que tenham bastante experiência e carreira consolidada.

É nesse cenário que a mentoria para executivos atua. Um líder sênior da própria organização, ou uma consultoria especializada, apoiará o mentorado em estratégias para o seu desenvolvimento.

A mentoria para executivos pode ser embasada na Teoria U. Esse método propõe auxiliar a implantação de mudanças e o aumento da produtividade em organizações, tanto privadas quando públicas. Funciona em etapas, com sete passos definidos:

  • suspender;
  • fazer o redirecionamento;
  • deixar ir;
  • acompanhar;
  • deixar vir;
  • estabelecer o processo; e
  • incorporar.

Todos esses passos fazem parte de um ciclo, que completa o formato de um “U”. No começo do treinamento (a ponta da letra “U”), a equipe precisa compreender e questionar como a empresa funciona e qual a sua participação individual nesse processo.

Após, as questões são aprofundadas em direção ao fundo do “U”. O foco deve sempre estar no que é realmente essencial, e tudo que não for relevante deve ser deixado de lado.

Nessa etapa, o método orienta a uma autorreflexão entre o mentorado e o seu trabalho. Cada participante deve compreender, de forma exata, quem é, e o que faz.

Nesse momento, o executivo entende com o que de melhor pode contribuir para a empresa, e aqui acontece uma explosão de ideias que vai levá-lo a querer fazer a diferença no seu dia a dia.

Por fim, vem a subida do “U”, que inclui concretizar a nova visão, colocando em prática as ideias, engajando os funcionários e também fazendo os ajustes necessários para o sucesso da implantação das novas percepções.

Como efetivamente a mentoria desenvolve líderes?

A mentoria de executivos atua em diversas vertentes e contribui para o desenvolvimento de aspectos estratégicos dentro da organização. Acompanhe!

Ajuda a avaliar o contexto de mercado de maneira mais ampla

Por sua grande experiência de mercado, o mentor pode propor uma visão de carreira mais aberta, dando ao mentorado mais clareza na visão de futuro. Isso se deve ao fato de que o mentor, geralmente, é um profissional que passa autoridade, e é inspirador para a carreira daqueles que são seus orientandos.

Acelera o aprendizado

A transferência de conhecimento por parte de uma pessoa mais experiente é feita de uma forma mais ágil, pois as situações podem ser exemplificadas de acordo com o contexto empresarial, e isso aumenta as chances de sucesso. Para tanto, o aprendizado deve levar em consideração o fit cultural da empresa.

Expande a rede de relacionamentos

Um dos benefícios de contar com uma consultoria de mentoria para executivos é a contribuição que ela pode oferecer para o networking desses profissionais. Isso se deve ao fato de o mentor poder expandir a rede de contatos do mentorado para que ele possa desenvolver mais relacionamentos profissionais.

Em se tratando de mentorias para executivos, o mentor pode agir como um facilitador para diferentes áreas na mesma organização, já que ele, por ser uma pessoa mais experiente, terá condições de fazer a ponte entre os executivos e os setores estratégicos da empresa.

Quais os benefícios da mentoria para executivos?

São vários os benefícios de poder contar com executivos mais experientes e capacitados. Acompanhe a seguir!

Contribuição para o planejamento estratégico da empresa

Empresas que almejam crescimento precisam de um planejamento estratégico eficiente para alcançar o desenvolvimento desejado. Nesse ponto, a mentoria para executivos funciona a partir da interação entre gestores, favorecendo a troca de experiência, de boas práticas, e também de perspectivas, o que favorece, de maneira direta, a construção de um planejamento mais efetivo e possível de ser colocado em prática.

Desenvolvimento de habilidades

Sem dúvidas, o principal benefício da mentoria para executivos é favorecer o desenvolvimento do líder, tornando possível que ele aumente suas competências por meio da autoaprendizagem e da troca de conhecimentos com profissionais mais experientes.

Com a mentoria, as habilidades técnicas e emocionais são potencializadas, favorecendo uma melhor performance dos executivos.

Otimização de recursos

Quanto mais capacitados forem os executivos da empresa, maior será o índice de eficiência da sua organização, o que acarreta a otimização real de recursos.

O que observar antes de implantar o programa de mentoria?

Como em qualquer programa de treinamento, é necessário fazer o levantamento das necessidades de capacitação dos executivos, para, então, poder elaborar uma estratégia para buscar os melhores resultados.

Para tanto, é importante fazer uma avaliação de desempenho, que analise, de forma ampla, habilidades, conhecimentos e atitudes de cada executivo, buscando identificar as falhas e qualidades que devem ser trabalhadas na mentoria.

Depois de identificar os pontos a serem melhorados, será possível realizar o programa de desenvolvimento de executivos, para que eles possam aprimorar suas habilidades.

Apesar de o processo poder ser feito com a ajuda de gestores mais experientes da empresa, é indicado que o programa seja realizado por uma consultoria externa, já que os processos poderão ser mais bem coordenados.

Para uma maior eficiência da mentoria para executivos, é indicado que sejam estipulados prazos e metas para o alcance dos resultados esperados. Lembrando que as metas devem ser: relevantes, mensuráveis, específicas, alcançáveis e com prazo determinado.

Atenção a todos esses fatores é fundamental para o alcance dos resultados esperados pela empresa, com o desenvolvimento de executivos mais competentes e preparados para seus desafios diários.

Se você gostou deste post sobre mentoria para executivos, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você a ter uma equipe de alta performance!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This