O que é executive search e por que ele é importante para empresas?

Contar com os melhores executivos é fundamental para o sucesso de empresas que desejam aumentar a competitividade em seus mercados de atuação. São esses profissionais que levarão consigo toda a estrutura organizacional em busca do crescimento e do aprimoramento empresarial, e ainda se disporão a encontrar soluções estratégicas para o negócio, agregando grande diferencial competitivo para a companhia. O desafio de encontrar esses profissionais é do Executive Search.

O mercado de prestação de serviços do Executive Search tem uma longa história no meio organizacional e, nos dias de hoje, a atuação dessas empresas ganhou a ajuda da Internet. No entanto, a pesquisa e procura por perfis de executivos continua sendo o principal desafio e objetivo das empresas e profissionais especializados nessa área.

Assim, essas companhias são uma verdadeira extensão da equipe de um cliente, então, há um compromisso total de ambos os lados, com isso, a busca de executivos passa a ser consultiva, mesmo nos primeiros estágios do briefing. Dessa forma, o diálogo constante é fomentado com potenciais candidatos e clientes durante todo o processo de caça aos talentos.

Quer saber o que é Executive Search e por que ele é importante para empresas? Então continue a leitura!

Afinal, o que é Executive Search?

Empresas de consultoria em Executive Search são normalmente contratadas para encontrar profissionais de cargos executivos de nível sênior e diretores do conselho. As tarefas geralmente são para cargos em que o melhor candidato é mais difícil de ser encontrado e mais difícil de ser persuadido a fazer um movimento de mudança de empresa, de modo que o impacto potencial do sucesso ou do fracasso é maior.

Quem procura por esse serviço está em busca de um executivo com uma competência específica para suprir uma necessidade real do negócio, e essa habilidade dificilmente é identificada por meio de um currículo, já que muitas características importantes, como liderança, competências emocionais e proatividade, dificilmente, podem ser transcritas por pessoas não qualificadas para isso.

Nesse momento, entra o trabalho das empresas especializadas em Executive Search, que são organizações comprometidas em encontrar o melhor perfil profissional executivo para uma companhia.

Assim, o trabalho será focado na atração, na análise e na elaboração de relatórios e entrevistas. A pesquisa de executivos envolve uma busca aprofundada, uma rede privada, uma triagem exaustiva e um processo de seleção metodicamente pensado para obter um resultado próspero para a organização de contratação.

Dessa forma, o principal desafio dos profissionais dessa área é encontrar indivíduos alinhados ao perfil executivo procurado pela empresa contratante, com afinidade no que concerne ao fit cultural da organização, e que possam, de fato, contribuir para o desenvolvimento corporativo, trazendo novas soluções e implantando processos, quando necessário.

O que diferencia o Executive Search de um processo de recrutamento e seleção?

Ao encontrar um executivo para cumprir uma missão específica dentro de uma empresa, o Executive Search diferencia suas atividades de um processo de recrutamento e seleção tradicional, já que esse último tem seu foco na busca de um talento que seja compatível com a cultura interna e com um cargo na empresa, e o Executive Search busca por características profissionais muito mais amplas e complexas, sendo, assim, um trabalho mais restrito.

No entanto, o que realmente distingue o conceito das demais formas de seleção de candidatos é o empenho em localizar um talento que seja, de fato, qualificado, não apenas para exercer uma atividade, mas para aperfeiçoá-la.

Outra característica que diferencia esse serviço é a proatividade, já que não são usados anúncios em jornais e plataformas de emprego. O trabalho é minucioso e envolve uma pesquisa no mercado e a procura de profissionais que, muitas vezes, não seriam alcançados por essas divulgações de oportunidade de trabalho. Com isso, é possível encontrar uma massa de potenciais executivos realmente preparados onde eles estiverem.

Dessa forma, a principal responsabilidade do serviço de Executive Search continua ser a de encontrar soluções, trabalhando de forma reservada, porque a discrição, mais do que em qualquer outro serviço, é a alma do negócio.

Esses profissionais também realizam um estudo profundo da filosofia e da cultura da organização contratante, pesquisando as estratégias e os resultados esperados, garantindo que as motivações sejam preservadas, e que os candidatos escolhidos possam contribuir verdadeiramente para o crescimento da empresa.

Qual a importância do Executive Search para as empresas?

As contribuições de uma consultoria de Executive Search para as empresas são várias, a destacar:

Encontro das pessoas certas

A maior relevância do serviço para as empresas é que esses profissionais podem chegar a candidatos que a contratante não poderia.

Convidar diretamente um executivo de um concorrente para uma seleção, sem que, para isso, corra o risco de a organização ser identificada, é uma tarefa que requer bastante habilidade e eficiência. Nesse sentido, uma consultoria especializada tem maior alcance e liberdade de abordagem, sem que sua empresa precise se expor, relevando, por exemplo, fragilidade em certos segmentos de gestão.

Maior eficiência na contratação

Contar com uma assessoria de Executive Search para encontrar o melhor candidato para o cargo de executivo gera um retorno muito mais alto que somente aguardar que a pessoa adequada se candidate.

As empresas especializadas encontram um bom candidato num prazo satisfatório e realizam uma avaliação dessas pessoas com profundidade para assegurar que será uma contratação bem-sucedida. Dessa forma, o serviço oferece um ótimo custo-benefício para as organizações, se pensarmos do ponto de vista do custo de oportunidade  você conta com uma assessoria especializada e os riscos de uma contratação mal sucedida se tornam muito menores.

Procura pelos melhores talentos

Uma boa consultoria em Executive Search fará um trabalho ativo na procura pelos melhores executivos para enfrentar os desafios dos seus clientes. Outra vantagem é que a consultoria traz, para as organizações, uma recomendação refinada dos melhores executivos para a escolha final.

Aumento da atratividade da empresa contratante

É comum bons profissionais, principalmente quando estão empregados em organizações concorrentes, não se sentirem confortáveis recebendo um contato direto da empresa oponente. Esse é um dos pontos que um Executive Search pode ajudar a solucionar, visto que é possível fazer contato com o candidato sem expor a contratante e ainda conseguir atrair indivíduos que ela jamais conseguiria sozinha.

Diminuição do tamanho do “filtro” e aumento da qualidade

A grande quantidade de candidaturas que uma organização recebe a partir de um anúncio de emprego, a princípio, pode parecer uma vantagem, já que a companhia é tida como uma marca empregadora pela sociedade. No entanto, quando é feita a triagem, percebe-se, com frequência, que pouco ou nenhum currículo atende às necessidades da empresa, principalmente quando o cargo é executivo.

Com a ajuda de uma consultoria especializada em Executive Search, serão selecionados os melhores candidatos, e isso reduz o tempo investido pelas empresas com o processo seletivo, otimizando os resultados da organização.

Foco nas soluções e não apenas no currículo

Os profissionais de Executive Search, para encontrar o perfil mais aderente às necessidades do cliente, fazem uma pergunta muito simples, mas que abre o leque de trabalho: “por que você está procurando um determinado executivo?”. Essa indagação pode provocar boas respostas, que ajudarão na construção do perfil de executivo ideal, ao levantar os objetivos e as estratégias da organização.

Quer saber mais sobre o Executive Search e como ele pode contribuir para a sua empresa? Então continue a leitura!

Como funciona o Executive Search?

Para obter êxito, o processo seletivo precisa ser estruturado para que traga os melhores resultados, por isso, uma empresa especializada em Executive Search atua com um cronograma estratégico para otimizar o tempo do candidato e da companhia. De início, é feita uma reunião com o cliente para analisar, de forma profunda, as estratégias do negócio. Após isso, são definidos o perfil curricular do profissional desejado e o perfil de desafio, ou seja, o que essa pessoa terá de mudar na organização.

Nessa modalidade de recrutamento e seleção, uma empresa especializada põe à disposição do cliente os profissionais mais capacitados para ocupar a posição estratégica em aberto. As questões administrativas de uma contratação, como os primeiros contatos, a identificação dos perfis e interessados, a avaliação, a verificação de referências, entre outras, ficam nas mãos dos consultores.

Separamos para você algumas etapas que norteiam os trabalhos do Executive Search para que seja possível entender melhor como funcionam os processos. Acompanhe!

Criação do perfil do executivo

A empresa de Executive Search elabora uma descrição do cargo, detalhando suas relações de trabalho, responsabilidades e objetivos. Esse documento é usado para definir todos os requisitos da função, impedindo que as buscas desviem do objetivo. Depois de aprovadas as características de perfil (formação, experiência, conquistas, entre outras), esse relatório é utilizado como uma ferramenta de marketing com os candidatos.

Definição da estratégia de pesquisa

A equipe de pesquisa parte para a criação de uma estratégia com foco nas empresas com maior probabilidade de já terem desenvolvido um profissional bem-sucedido. A estratégia da pesquisa considera o escopo e o nível de cargos comparáveis, bem como outros pontos relevantes de informações, como cultura corporativa, localização do escritório e segmento de cada organização. 

As companhias que estão fora dos limites também são consideradas como organizações das quais a empresa não contratará por causa de relacionamentos confidenciais com parceiros ou porque a organização tem bloqueio de clientes.

Realização de pesquisas originais

Tendo como plano de ação a pesquisa, a equipe de Executive Search conduz estudos focados na necessidade do cliente para identificar e criar perfis de candidatos ideais, desenhando as relações de relatórios e, com frequência, fazendo a construção de organogramas de equipes-alvo. 

A maior parte da pesquisa acontece no ambiente on-line. As consultorias também consultam seu próprio banco de dados de candidatos, serviços de pesquisa nas redes sociais e plataformas de currículos, para encontrar candidatos em potencial.

Além disso, também usam fontes que incluem grupos relevantes, como jornalistas e associações profissionais. As perspectivas que atendem aos requisitos da função são adicionadas à lista inicial de clientes em potencial.

Avaliação das perspectivas qualificadas

A consultoria de Executive Search entra em contato com possíveis candidatos para fazer uma avaliação de perfil e determinar se eles atendem aos requisitos fundamentais da função, e também apuram detalhes importantes sobre as motivações de cada candidato.

Essa é uma etapa muito importante, pois, aqui, avalia-se quais as condições que levariam o profissional a trocar de emprego e a encarar um novo desafio em uma nova organização. A equipe de pesquisa faz um estudo da lista de candidatos qualificados e interessados ​​para analisar se é necessário fazer mais buscas ou se já é chegada a hora de partir para as entrevistas em profundidade.

Após essas etapas, a equipe se reúne com o cliente até se chegar ao perfil mais aderente ao cargo em questão.

Além disso, também são utilizadas recomendações e as redes pessoais existentes da consultoria para verificar e pesquisar as melhores referências de cada categoria de executivos, não apenas aquelas que obtiveram o segundo lugar em uma pesquisa anterior. Assim, é possível aproximar-se deles para avaliar melhor a sua adequação a novas oportunidades.

Esse processo e o mapeamento personalizado de talentos significam que as listas restritas são garantidas com qualidade antes de recomendá-las para o momento da entrevista com o cliente.

Quer saber o que avaliar antes de contratar executivos? Confira a seguir!

O que avaliar ao contratar executivos?

Quanto mais complexa a função, maior o desafio de encontrar o profissional ideal. No entanto, três fatores são fundamentais para o sucesso da contratação de um executivo. Acompanhe!

Cultura e valores da empresa

A cultura e os valores da empresa revelam o tipo de ambiente e os princípios que a companhia prioriza e incentiva para os seus colaboradores, sendo esse um fator importante e relevante para que o profissional saiba se suas crenças e valores estarão alinhados com a nova organização.

Empresas de mesmo segmento, embora tenham e ofereçam os mesmos produtos e serviços, com frequência, têm culturas organizacionais e valores divergentes.

Job description

O job description pode ser considerado um fator que assegura ao gestor da organização contratante o conhecimento e a noção das qualificações técnicas e emocionais que o profissional precisa ter para o desempenho de suas funções.

Perfil e estilo do gestor

O terceiro fator a ser avaliado ao contratar executivos é baseado no entendimento do perfil e do estilo de liderança do indivíduo. É preciso localizar perfis que possam ser complementares, para que a relação entre líder e liderados seja positiva e, de forma estratégica, assegure resultados para o negócio em todas as esferas.

É extremamente relevante que a empresa contratante e o profissional tenham clareza e estejam de comum acordo com relação às estratégias e visões de futuro, assim como conscientes dos principais desafios da organização, seus mecanismos de reconhecimento e recompensa.

Ainda tem dúvida sobre a necessidade de contratar uma empresa de Executive Search? Tire suas dúvidas a seguir!

Por que contratar uma empresa especializada em Executive Search?

Para transformar uma organização  de pequeno, médio ou grande porte —, é necessária uma constante sinergia entre as pessoas que fazem parte dela, e a contratação de uma empresa de Executive Search contribui para que essas companhias encontrem esse equilíbrio por meio do recrutamento de candidatos alinhados com os desafios do negócio, visto que o sucesso de uma organização é baseado em pessoas.

Nesse cenário, uma empresa de Executive Search fornece uma visão mais abrangente para as companhias que a contratam. Estamos falando de uma visão mais transparente e responsável, comprometida em enxergar as causas das questões que afligem uma organização, e não apenas em resolvê-las.

O serviço tem como missão levar os melhores talentos para a consideração dos clientes, assim como apresentar uma avaliação realista dos pontos fortes do candidato e de áreas de potencial crescimento.

Dessa forma, a contratação de uma empresa do ramo contribui para:

Buscar soluções

Com a ajuda de uma empresa especializada no serviço de Executive Search, é possível encontrar solução para as demandas organizacionais, e não apenas preencher uma vaga. Então, esse é o primeiro passo para conhecer as necessidades corporativas e traçar um plano estratégico de perfil profissional a partir dele.

Algumas necessidades que podem ser analisadas são:

  • cenário em que a empresa está inserida, como mudança de gestão, expansão de negócios, reestruturação de infraestrutura, entre outras questões;
  • perfil comportamental;
  • modelo de gestão a ser exercido;
  • perfil estratégico;
  • perfil de competências.

Acompanhar a inovação

Empresas, para se manterem competitivas, devem estar em constante movimento e envolvidas com mudanças necessárias para o seu aprimoramento. E isso é ótimo!

No entanto, esse cenário traz consigo alguns desafios, principalmente com relação aos recursos humanos da empresa. Isso porque são realizadas novas exigências para os profissionais, como adquirir uma nova habilidade, gerenciar pessoas de modo mais eficiente, ter vivência em determinada área, e até desenvolver ou evitar alguns vícios de comportamento.

Além disso, surgem novos desafios de cargos e funções, que, com o tempo, contribuirão para que as competências de determinada posição na empresa sejam transformadas ou extintas.

Com isso, encontrar um profissional qualificado e em sinergia com as necessidades de mudança dentro e fora da organização é algo que precisa ser feito por especialistas, e o Executive Search tem todas as competências para isso.

Economizar no processo de contratação

Um processo de recrutamento e seleção envolve tempo e custos financeiros, e quando a contratação é equivocada, o prejuízo é maior. Nesse caso, a empresa perde a mão de obra, o trabalho realizado pelo profissional e o investimento com a sua contratação.

 Além disso, se a empresa insistir em continuar com o profissional desalinhado com as necessidades da organização, ele dificilmente agregará valor para o negócio, não trazendo os resultados esperados e culminando em baixo rendimento, de modo que todos esses fatores, juntos, acabam impactando de forma negativa a corporação.

Dessa forma, ao contar com a experiência de uma empresa especializada em Executive Search, a companhia terá uma oportunidade maior de acertar na contratação. Como consequência disso, o negócio aumentará o seu desempenho e os seus lucros.

O que avaliar ao contratar uma empresa de Executive Search?

Ao contratar uma consultoria de Executive Search, você deve ficar atento a algumas questões:

  • qual a reputação da empresa no mercado de recrutamento e seleção?
  • essa empresa tem expertise na contratação de executivos de alta gestão?
  • com que frequência você pode esperar relatórios de progresso?
  • quanto tempo vai demorar até que você possa começar a entrevistar os primeiros candidatos?
  • qual porcentagem de análises de candidatos a empresa de pesquisa realmente conclui?
  • qual é a taxa de retenção da empresa de pesquisa durante os primeiros doze meses após a veiculação?

Finalmente, a integração pós-contratação é muito facilitada quando uma empresa de Executive Search continua acompanhando os candidatos selecionados. Assim, uma boa companhia de consultoria vai prestar o suporte após a contratação, acompanhando a integração do executivo nos primeiros meses de exercício de suas atividades.

Nesse cenário, a relação da precificação desse tipo de serviço deve ser avaliada de acordo com o custo-benefício. Isso porque todo o recurso aplicado de forma incorreta é caro, assim como todo o serviço mal feito é muito oneroso — por isso a necessidade de contar com uma empresa de Executive Search de credibilidade e que possa entregar, de fato, o que promete.

Além disso, a chave para o sucesso na busca de executivos é reservar um tempo considerável para conhecer o cliente, a cultura de seus negócios e a experiência exata e os atributos pessoais exigidos do candidato. Colocar uma ênfase tão grande nisso permite que os consultores de pesquisa saibam exatamente o que cada parte exige, para que os melhores talentos possam ser fornecidos.

A busca de executivos tem tudo a ver com o talento ideal de todas as empresas, todos os setores, em qualquer lugar do mundo  para que você tenha a certeza de receber a melhor lista de candidatos com as credenciais necessárias para impulsionar seus negócios.

Se você gostou deste artigo sobre o que é Executive Search e por que ele é importante para as empresas, conheça os serviços da Amrop 2GET. Vamos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This