O que é o headhunter e como ele ajuda a contratar executivos?

Encontrar as pessoas certas para assumir cargos estratégicos é uma tarefa complexa e que exige extremo cuidado. Afinal, os executivos representam a força motriz que conduz a empresa a um nível alto de desempenho e, por consequência, alavanca os negócios e a competitividade no mercado. Para ajudar nessa empreitada, existe um profissional especialista na caçada desses talentos: o headhunter.

Mas, você sabe exatamente o que esse profissional faz e como ele pode ser um diferencial para sua empresa? Continue conosco e descubra nas próximas linhas!

De onde vem o headhunter?

Literalmente, o termo inglês headhunter significa caçador de cabeças. Essa designação se dá aos consultores ou especialistas em encontrar grandes talentos para as empresas.

No geral, as organizações saem à procura dos headhunters quando identificam a necessidade da contratação de executivos para o C-level de seus quadros.

Não existe uma área específica de formação dos headhunters, pois eles atuam em diferentes segmentos. Alguns possuem formação generalista, enquanto outros especializam-se em nichos específicos.

No entanto, é imprescindível que ele tenha ampla rede de contatos, visão de mercado abrangente e habilidades de comunicação, a fim de encontrar as pessoas mais adequadas para assumir cargos diretivos na sua organização.

Entre as principais características dos headhunters, podemos destacar:

  • capacidade de observação do mercado para encontrar talentos;
  • escuta ativa para compreender o momento do candidato e suas habilidades profissionais;
  • visão estratégica para identificar o perfil de executivo que a empresa procura;
  • habilidade de mediar a negociação de salários de maneira a atender as expectativas tanto do cliente quanto dos candidatos;
  • contato com uma vasta rede de profissionais para conseguir candidatos num curto espaço de tempo;
  • autoconhecimento para compreender por que certas sugestões não dão certo ou em quais pontos ele pode rever sua atuação.

Somando as necessidades da empresa à qualificação do profissional, o headhunter se torna um mediador entre ambos. Seu trabalho contribui muito para permitir acesso aos talentos, de forma rápida e ágil, sem que a empresa necessite implementar suas próprias estruturas para esse tipo de recrutamento.

A diferença básica entre um profissional de RH e um headhunter é a maneira de busca e abordagem dos candidatos. Por um lado, o RH explora banco de currículos e cria processos seletivos, em busca de profissionais que se encaixem em determinado perfil.

Já o headhunter monitora todo o contexto estratégico que permeia a contratação de um executivo, observando diversos aspectos relacionados ao negócio da empresa e da área que o executivo deverá trabalhar, incluindo análise detalhada de como as as competências técnicas e comportamentais se enquadram ao momento e cultura da organização que está buscando o profissional.

Muitas vezes, a busca acontece de forma inusitada, pois o headhunter precisa manter os olhos em empresas que são target ou interessantes para seu cliente e, a partir daí, criar oportunidades de abordagem desses talentos em potencial.

Então, qualquer horário e local é um prato cheio para a atuação do headhunter. Pode ser uma feira de negócios, um jantar de gala ou até mesmo a área vip de uma corrida de Fórmula 1.

Em que esse profissional pode ajudar sua empresa?

Enquanto o setor de RH tende recrutar posiçõe mais operacionais, o headhunter busca talentos para posições de alta senioridade. Por esse motivo, o headhunter é um braço direito e elo de confiança do alto escalão das organizações, fazendo toda a intermediação das respectivas contratações, avaliando tanto o perfil profissional quanto as condições em que o executivo assumirá o cargo, inclusive em questões jurídicas e salariais.

Para tanto, precisa conhecer a fundo as necessidades do cargo e as demandas da empresa, identificando as forças essenciais a quem for ocupar a vaga. Dessa maneira, o headhunter sonda profissionais e negocia com os melhores nomes do mercado, para conquistá-los e convencê-los a migrar para a organização em questão.

A seguir, algumas situações em que contratar um headhunter é muito bem-vindo!

Busca confidencial de candidatos

Casos em que o anúncio de determinados cargos pode prejudicar a competitividade da empresa ou nos quais a organização está trabalhando em algum projeto sigiloso demandam a contratação de um headhunter.

Isso porque, além de ter o know-how para buscar a contratação do C-level, ele consegue ir atrás dos melhores profissionais sem a necessidade de dizer o nome da companhia ou revelar informações estratégicas.

Em razão da sua larga experiência, o headhunter é capaz de encontrar os melhores candidatos sem anunciar em grandes veículos de comunicação ou por meio de plataformas online, protegendo detalhes confidenciais — dados esses que são divulgados apenas no final do processo de seleção.

Esgotamento dos recursos internos da companhia

Se a empresa já conduziu processos de seleção internos, mas os esforços não geraram resultado nenhum, o headhunter pode ser acionado para encontrar o executivo ideal.

Sendo um selecionador externo e dotado de expertise e vasta rede de contatos, ele sabe os locais onde podem estar reunidos os profissionais que mais se encaixam no perfil da posição e utilizar essas ocasiões para aproximá-los da organização para a qual está prestando o serviço de caçador. Não raramente, nem o setor de RH conhece essas informações.

Busca em outra localidade

Se a empresa está abrindo filiais em outras localidades ou mudando a sede da companhia (seja em nova cidade ou até mesmo em outro país), o headhunter pode vasculhar essas regiões em busca de profissionais que preencham os quadros da organização.

Preenchimento urgente de vagas

Com o conhecimento do headhunter, é possível otimizar a dinâmica dos demorados (e caros) processos seletivos. Afinal, ele dá o tiro certeiro nos profissionais que cumprem as exigências da empresa. Com maior rapidez na contratação dos executivos, os efeitos da posição em aberto são minimizados e as consequências negativas diminuem.

Como contratar um headhunter?

Para contratar os serviços de um headhunter, você precisa ter em mente a resposta exata para a seguinte indagação: “Que problema eu preciso resolver?”.

Se sua empresa precisa de confidencialidade para encontrar executivos para assumirem cargos de responsabilidade ou tem a meta de atrair um profissional predefinido para ocupar uma posição estratégica, você pode contar com a discrição de um headhunter.

No mercado, existem profissionais individuais e empresas especializadas na arte do headhunting. Normalmente, eles trabalham por demanda e recebem uma porcentagem da remuneração anual da posição em questão.

O custo do serviço é avaliado de acordo com o nível hierárquico da função e o gabarito do profissional visado. Isso porque quanto maior a posição do candidato, maior o esforço de mapeamento e de filtragem para encontrá-lo.

As empresas especializadas em headhunting possuem bancos de dados com os melhores executivos. A vantagem é que elas também estão em contato com profissionais de peso no mercado, os quais, muitas vezes, desejam fazer uma transição na carreira e estão em busca de novas oportunidades. Sendo assim, elas são capazes de unir os interesses de ambas as partes sem expô-las publicamente ou colocar em risco suas imagens.

Em todos os casos, contratar um headhunter exige cuidado e uma avaliação profunda, uma vez que informações confidenciais e estratégias para o negócio serão compartilhadas com ele. Para não errar, avalie um mix de competências esperadas para que o caçador entregue bons resultados. Leve em consideração os seguintes itens:

  • confiança profissional;
  • confidencialidade;
  • experiência no mercado;
  • ferramentas utilizadas para análise dos candidatos;
  • rede de contatos;
  • segmentos de atuação e carteira de clientes atendidos.

Como você percebeu, a contratação de executivos para o C-level, com a ajuda de um headhunter, é uma atitude estratégica. Com os profissionais focados e comprometidos com resultados de excelência, você não apenas impulsiona seu negócio como também ativa e mantém um clima organizacional que favorecerá o cumprimento dos objetivos e das metas desejados. Pense nisso!

Gostou deste conteúdo? Então, continue conosco! Assine nossa newsletter e não perca nossas atualizações com insights valiosos sobre como conquistar os melhores diamantes do mercado para sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This