Por que é importante avaliar o fit cultural na hora de contratar?

Sabe aquele candidato que parecia perfeito para a vaga no que se refere às experiências passadas, competências e habilidades? Apesar de um perfil profissional excelente, ele pode não se adequar à sua empresa e, com isso, não gerar os resultados esperados — podendo até mesmo deixar a organização após pouco tempo de trabalho.

Um dos fatores que interfere nesse aspecto é o chamado fit cultural. Se você não sabe o que significa esse conceito e como utilizá-lo na contratação de novos colaboradores, continue a leitura deste artigo.

O que é o fit cultural?

Sua empresa possui uma maneira única de funcionamento interno. Os colaboradores precisam seguir regras específicas, possuem linguagem própria e forma de se vestir personalizada. São esses — e outros aspectos — que compõem a cultura organizacional do seu negócio.

A cultura é, portanto, um conjunto de valores e crenças compartilhados por todos os colaboradores que fazem parte de uma empresa. Ela regula comportamentos, forma de falar, postura profissional exigida, relações entre colegas, e a rotina de trabalho dos funcionários da organização.

O fit cultural, assim como o nome já indica, está extremamente relacionado à cultura organizacional do seu negócio. O termo fit foi importado do inglês e, traduzido para a nossa língua, significa encaixe.

Dessa forma, o fit cultural é um indicativo do quão coerente são as ações, valores e comportamentos de determinado profissional em comparação à cultura organizacional existente na sua empresa.

Existe mais de um tipo de fit cultural que pode ser avaliado nas organizações. O fit pessoa-organização se refere a uma coerência entre os valores pessoais do profissional e a cultura organizacional da empresa.

Já o fit pessoa-trabalho é mais específico de acordo com a função que ela vai exercer, fazendo referência à habilidade e personalidade do profissional com as atividades que ele deve realizar dentro da organização.

Além disso, você pode avaliar também o fit pessoa-supervisor e o fit pessoa-grupo. Ambos fazendo referência à conexão entre o profissional e as pessoas com as quais ele trabalha diretamente. O primeiro aponta para a necessidade de coerência entre valores e personalidade do indivíduo e seu supervisor, enquanto o segundo valoriza essa conexão entre o indivíduo e os seus colegas de trabalho.

Por que o fit cultural é importante durante o processo seletivo?

O bom desempenho de determinado profissional dentro de uma organização depende de diversos fatores. Além das suas capacidades técnicas, é essencial que ele possua valores e crenças semelhantes aos da organização como um todo.

Muitas organizações já perceberam essa necessidade e, com isso, incorporaram o fit cultural como um dos fatores decisivos durante o processo seletivo da empresa. Isso porque capacitar tecnicamente um colaborador é possível. Porém, mudar seu comportamento, objetivos profissionais e preferências de rotina de trabalho já é uma tarefa bem mais complicada.

Portanto, existem diversas vantagens ao incluir o fit cultural como um dos critérios de seleção dos colaboradores da sua empresa.

Quais os benefícios de avaliar o fit cultural na hora de contratar?

Ao contratar um colaborador que compartilha os valores e objetivos da organização você passa a contar com um profissional dedicado que acredita no propósito da organização e está disposto a dar o seu melhor para que ela atinja os seus objetivos estratégicos. Portanto, esse funcionário é mais produtivo, pró-ativo e engajado nas suas atividades diárias.

Além disso, ele se identifica com o negócio como um todo, o que aumenta os seus níveis de felicidade no trabalho e satisfação com a organização. Isso faz com que ele “vista a camisa” da empresa e atue como promotor da marca.

Isso gera benefícios para todas as partes envolvidas. O colaborador se sente mais satisfeito com as suas atividades enquanto a empresa passa a contar com funcionários mais engajados e motivados, o que potencializa os seus resultados. Além disso, a experiência do cliente ganha mais qualidade e o ambiente organizacional e sinergia da equipe melhoram nitidamente.

Como avaliar o fit cultural dos candidatos?

Agora que você já entende a importância do fit cultural para a contratação de novos colaboradores, assim como os benefícios dessa utilização para a sua empresa, é hora de descobrir como colocar isso em prática!

Estude a cultura organizacional da sua empresa

O primeiro passo para investir no fit cultural é o entendimento profundo da cultura organizacional da sua empresa. Por mais que você não estabeleça regras claras ou padrões de comportamento específicos para os seus colaboradores, eles existem de forma implícita no negócio. Portanto, é essencial utilizar técnicas de entrevista e observação para identificar como isso funciona em sua organização.

Além disso, defina seus valores, missão e objetivos a longo prazo. A união dessas informações traz indicativos importantes sobre a direção que a cultura da sua empresa segue. A partir disso, você consegue traçar um perfil de colaborador ideal e definir quais as competências comportamentais são importantes para o bom funcionamento no negócio.

Atraia as pessoas certas

A partir da definição do perfil ideal você é capaz de descobrir quais os comportamentos e personalidade do candidato ideal para a sua empresa. Entenda qual a linguagem esse profissional costuma usar, quais os sites ou redes sociais ele acessa com mais frequência e onde ele busca oportunidades de emprego.

Com isso, você consegue criar um processo de recrutamento focado em profissionais com fit cultural mais aderente para a sua empresa, o que aumenta as suas chances de sucesso.

Pergunte sobre situações reais

Na hora de selecionar os candidatos, é importante investigar além das suas competências técnicas para descobrir se ele possui fit cultural com a sua empresa. Portanto, supere as perguntas que podem ser respondidas com “sim” ou “não” e busque relatos sobre situações reais vividas por esses profissionais durante a sua trajetória de trabalho.

Com isso, você adquire mais informações sobre os valores e comportamentos dos candidatos na vida real e fica mais fácil montar um perfil comportamental dessas pessoas e identificar o encaixe delas à cultura organizacional do seu negócio.

Use a tecnologia a seu favor

Vários softwares e aplicativos são capazes de reunir uma grande quantidade de informações sobre um candidato com a finalidade de traçar o seu perfil comportamental e desvendar aspectos da sua personalidade. Dessa forma, a tecnologia se mostra como uma grande aliada na descoberta do fit cultural dos candidatos do processo seletivo do seu negócio.

A cultura organizacional da sua empresa é um aspecto de extrema importância para que os colaboradores consigam realizar um bom trabalho. Investigar o fit cultural pode diminuir a sua taxa de turnover e aumentar a motivação e engajamento dos seus colaboradores. Isso potencializa os seus resultados e posiciona a sua empresa em uma posição de destaque no mercado.

Aproveite para seguir nossas redes sociais, estamos no LinkedIn, no Facebook e no YouTube. Assim você fica sempre por dentro das atualizações do nosso blog e consegue se manter informado sobre as melhores práticas para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This