Qual o impacto da transformação digital nos processos gerenciais?

Não há muito tempo, apenas empresas de grande porte tinham acesso às ferramentas de conectividade que são usadas atualmente. Armazenamento em nuvem, transmissão rápida de dados e analytics são cada vez mais acessíveis e presentes no cotidiano das organizações. Isso significa que a nova realidade pede uma adaptação por meio da transformação digital.

Essa atualização é válida para negócios de todos os portes e todos os setores, desde pequenos comércios tradicionais até grandes indústrias multinacionais. As empresas que não acompanham esta nova tendência podem perder espaço para os competidores e oportunidades financeiras.

Se você ainda não sabe como fazer parte desta transformação, não se preocupe. Neste post, apresentamos informações sobre o tema para que você aprimore seus processos gerenciais. Leia até o fim e entende um pouco mais.

O que é a transformação digital?

De forma simples trata-se do processo de atualização pelo qual uma empresa deve passar graças à tecnologia digital. Seu principal objetivo é otimizar os processos internos a fim de garantir o melhor serviço possível.

Essa transformação envolve muito mais do que adquirir mais tecnologia. É uma mudança filosófica e cultural, onde cada colaborador precisa abordar os mesmos problemas a partir de uma nova perspectiva. O foco da gestão deve estar na velocidade, eficiência e no desenvolvimento de um diferencial, não apenas no cumprimento de rotinas.

Por que ela é tão importante para o futuro das empresas?

A tecnologia digital já faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. Computadores, celulares e a conexão à internet mudaram a forma como o público comunica com as empresas e com o consumo.

Dessa forma, o acesso à informação é cada vez mais democrático. Isso ajudou a quebrar a barreira física da comunicação, aproximando pessoas que dificilmente se conheceriam em outro cenário.

O processo da transformação digital de uma empresa é vital para que ela continue relevante dentro desse novo contexto. Os modelos de negócio precisam ser mais ágeis, eficientes e acertados. Não há mais tanta margem para erro, pois as novas tecnologias podem facilitar essa precisão.

Quais são os impactos positivos dessa estratégia?

Reforço da comunicação interna

Boa parte dos investimentos tecnológicos das empresas atuais envolve a melhoria da comunicação interna. Afinal, a capacidade produtiva de qualquer equipe de talentos está profundamente relacionada à eficiência da informação entre os setores e os profissionais envolvidos. Um simples erro de comunicação pode atrasar em horas o atendimento e, consequentemente, prejudicando a experiência de um cliente, por exemplo.

Ao investir em tecnologia de comunicação interna, os processos de cada setor tendem a fluir mais facilmente. Se um documento precisa ser entregue à toda a equipe, basta colocá-lo na nuvem e notificar cada membro sobre ele, por exemplo. Dessa forma, além de facilitar a transmissão de informação, a nuvem garante proteção do armazenamento.

Facilitar o engajamento com o público

A transformação digital não é um processo unilateral. Ela também acontece junto ao público, à medida que recursos tecnológicos são adotados no dia a dia. Isso significa que será mais fácil encontrar o perfil ideal de cliente, principalmente por meio das mídias sociais e dos canais de conteúdo, além de manter o contato.

Boa parte das estratégias atuais de marketing são totalmente voltadas para o ambiente digital, como blogs, vídeos e redes sociais. Ao tornar esses canais mais eficientes, suas campanhas também vão gerar mais leads e obter maior taxa de conversão.

Desenvolvimento do seu modelo de negócio

Ter as ferramentas certas pode ser a diferença entre extrapolar todas as horas extras para cumprir prazos ou ter um serviço rápido e bem polido sem dores de cabeça. Softwares de gestão e de e-commerces automatizados, por exemplo, reduzem a carga de trabalho para suas equipes.

Ao adotar essas tecnologias, você terá mais oportunidades para refinar seus processos, eliminando qualquer forma de desperdício e melhorando a sua produtividade. Atrelado aos outros conceitos como “Software as a Service” (SaaS), é possível crescer rapidamente no mercado e competir diretamente com empresas bem maiores.

Como aderir corretamente à transformação digital?

Sempre se atualize em relação às tendências

Uma característica muito forte da geração atual é a mudança constante. Dificilmente os recursos de hoje se mantém no topo por mais que 1 ano, no máximo. Você pode até não adotar todas as tendências no momento em que elas surgem, mas deve tomar cuidado para não ficar obsoleto.

Monitore frequentemente as novas ferramentas, atualizações tecnológicas, novas metodologias de trabalho e qualquer informação que possa aperfeiçoar seus processos administrativos. O empreendedor que se consolida primeiro ou traz uma nova tendência ao mercado quase sempre é aquele que tira mais proveito.

Reforce sua liderança durante o processo

Como já mencionamos, a transformação tecnológica vai exigir mais do que a compra de alguns softwares. Ela demanda uma série de alterações na cultura empresarial, na forma como certos problemas são analisados e resolvidos. Isso significa que seu papel de liderança é ainda mais importante nesse processo.

Sem uma posição sólida como gerente de equipe, oferecendo feedback e orientando seus passos, será mais difícil para os membros do seu time se adaptarem à essa nova realidade. Leve tudo isso em consideração e lembre-se de ser um líder ativo para facilitar o processo.

Consolide uma equipe especializada

Dependendo da forma como essa transformação ocorrer, sua empresa pode precisar de novas especializações em alguns setores, como tecnologia, administração de recursos, entre outros. Em alguns casos, será necessário remanejar o time atual e até fazer novas contratações.

Não veja isso como um empecilho, mas sim como uma nova oportunidade para aumentar a capacidade da sua equipe. Investir em treinamentos, cursos e em processos melhores de recrutamento e seleção pode ser uma ótima maneira de reforçar a capacidade da sua equipe.

Agora que você entende o que é a transformação digital, como ela afeta seu negócio e o que precisa fazer para iniciar uma em sua empresa, é hora de começar a investir mais em tecnologia. Acha que mais pessoas precisam acompanhar esta tendência? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre o futuro da tecnologia nas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This