Qual o perfil de executivo para uma reestruturação organizacional?

Chega um momento na gestão de negócios que uma reestruturação organizacional é necessária para garantir o bom andamento da empresa. É preciso encontrar um perfil de executivo que seja capaz de ajudá-lo a resolver diversas questões, que vão desde dificuldades financeiras até a expansão da companhia, além de assegurar a sustentabilidade do negócio em pequeno, médio e longo prazo.

Neste artigo vamos falar sobre qual é o perfil de executivo ideal para uma reestruturação organizacional. Veja!

O que é uma reestruturação e por que ela acontece nas empresas?

Uma reestruturação organizacional consiste em promover mudanças por etapas e assegurar que cada fase seja consolidada antes que se inicie a próxima. Dessa forma, é preciso garantir que não existirão retrocessos ao longo dos trabalhos e que a equipe estará devidamente adaptada às novas condições da estrutura.

Contudo, é preciso ter em mente que a reestruturação organizacional não requer apenas mudança de pessoal. Na verdade, esse processo é mais amplo e envolve questões humanas, de infraestrutura, financeira, jurídica, administrativa e econômica.

Assim, as razões que levam à reestruturação organizacional são as mais diversas. Uma reestruturação organizacional pode ser a saída para resolver muitos problemas, como salários atrasados, dívidas, tributos, aquisição de matéria-prima, falta de capital de giro, transições — como fusões e aquisições— e, também, dificuldades das mais diversas.

Além dos problemas financeiros, uma reestruturação organizacional também pode ser necessária por motivos de crescimento da companhia, quando, por exemplo, o negócio faz a transição de uma empresa familiar para uma de capital aberto.

Como saber o momento de contratar um executivo para a reestruturação organizacional?

De modo geral, é possível perceber que é hora de contratar um executivo para uma reestruturação organizacional quando:

  • o momento requer ações e estratégias que você sozinho já não é capaz de sanar;

  • você sente que a operação do negócio não está acompanhando as exigências do mercado;

  • é preciso encontrar pessoas para raciocinar sobre inovação, ir ao mercado e conversar com investidores;

  • você sente que o futuro da empresa pode ser prejudicado se não agir.

Aqui, você tem certeza de que a operação e as estratégias já adotadas não serão capazes de garantir a sobrevivência do negócio. Então, é possível chegar à conclusão de que é preciso ter ao seu lado um executivo preparado, capaz de fazer mudanças profundas e participar da estratégia da organização, tomando decisões com uma base de risco grande, mas que, ao mesmo tempo, é capaz de aumentar a competitividade da empresa.

Qual é o perfil de executivo ideal para uma reestruturação organizacional?

Entregar a empresa nas mãos de outra pessoa não é tarefa fácil. É preciso analisar todas as habilidades, competências e referências para saber se o profissional tem a capacidade de assumir essa responsabilidade.

Assim, esse perfil executivo deverá ter conhecimento do negócio, disposição para assumir riscos e pressões, habilidade para administrar conflitos e ser um profissional combativo.

Além de todas essas habilidades, ele precisa lidar com situações em que os recursos para a reestruturação podem não ser suficientes, exigindo dele ações rápidas e com recursos otimizados.

Veja, a seguir, o que avaliar no perfil de executivo para uma reestruturação organizacional.

As necessidades do negócio

A primeira questão que devemos analisar ao contratar um executivo é a necessidade do negócio. Você precisa sair de uma crise financeira ou expandir a empresa? A resposta a essa pergunta é importante para começar a desenhar o perfil do executivo. Será uma pessoa que demandará grandes conhecimentos na área de finanças, engenharia, gestão de pessoal ou de tudo um pouco?

Esse é um processo que também deverá envolver outras lideranças, portanto, considerar um perfil complementar também é importante.

O currículo e a experiência do profissional

Após a definição de qual perfil de executivo será contratado, você e sua equipe devem analisar o currículo do candidato e suas experiências profissionais. Como se trata de um profissional de reestruturação, ele necessariamente deve atender a todas as necessidades da organização e ter a experiência necessária para administrar as mais diversas situações que podem surgir durante o caminho.

O perfil comportamental

Além da formação técnica e vivências anteriores, do conhecimento dos níveis operacionais, estratégicos e experiência em outras funções, o perfil comportamental desse profissional exige atenção especial. Isso porque é preciso garantir que o executivo tenha as competências emocionais e comportamentais necessárias para o exercício da função.

Para tanto, é necessário analisar se ele é, de fato, uma pessoa forte emocionalmente e capaz de compartilhar a nova visão para todos os níveis da empresa, de forma a engajar toda a equipe.

A capacidade do candidato de tomar decisões

As decisões tomadas em uma empresa envolvem custos e também pessoas. Por esses e outros motivos, é preciso que você tenha muita atenção ao perfil do executivo e também avalie a inteligência emocional do candidato, já que ele precisará lidar com grandes responsabilidades e pressão no seu dia a dia.

Nesse cenário, o perfil ideal é aquele que sabe tomar decisões, identificando os problemas e também definindo os critérios, analisando as escolhas, além de saber verificar a eficácia da decisão.

A compatibilidade com a nova cultura da empresa

O perfil do executivo deve estar alinhado com o fit cultural que se deseja implantar nesse novo momento da companhia. Uma escolha equivocada pode trazer grandes prejuízos, alimentando conflitos e reduzindo a produtividade da equipe.

Caso o executivo não apoie a filosofia do negócio, todo o processo de reestruturação poderá ficar comprometido, já que esse profissional também será responsável por definir a cultura oriunda do processo de reestruturação e, uma vez que é de responsabilidade dele garantir a vivência dos funcionários no que se refere à visão, missão e produtos da empresa, ele deverá ser capaz de implantar de forma adequada uma estratégia para o crescimento e desenvolvimento dela.

Portanto, podemos concluir que o perfil de executivo para uma reestruturação organizacional precisa ser aquele que tenha a capacidade para enfrentar os desafios, com resiliência e entusiasmo, pois somente assim poderá levar consigo todos da equipe em prol do sucesso da empresa.

Se você gostou do nosso post sobre qual o perfil de executivo para uma reestruturação organizacional, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This